Kuarup, Povos da Luz

9 de junho de 2012

Povos Indígenas

Ritual dos povos Xinguanos, o Kuarup é uma festa em homenagem aos mortos.

Caracteriza-se por ser um ritual interaldeia e a sua denominação vem em referência a uma determinada espécie de árvore, chamada de Kuarup pelos Kamayurá, um dos 14 povos que vivem no Alto Xingu. Segundo a mitologia xinguana, foi dessa árvore que o criador dos homens  fez as mulheres e as enviou para se casarem com o jaguar (onça).

Os troncos do Kuarup são fincados no centro do pátio da aldeia, sob uma pequena cobertura de taquara, ao lado da casa dos homens, local onde são guardadas as flautas rituais. Os troncos são pintados e enfeitados como um xinguano, lembrando a imponência e os ornamentos dos mortos homenageados.

Enquanto acontece a festa, homens tocam suas flautas duplas conhecidas como atanga, indo de maloca em maloca e em companhia das índias adolescentes, que saem da reclusão no final do ritual do Kuarup.

Um dos pontos altos das festas é a realização do huka-huka, uma competição tradicional entre os índios do Xingu. O nome, de origem Kamayurá, lembra os gritos dos lutadores ao se defrontarem imitando o rugido da onça.

O fotógrafo Eraldo Peres acompanhou a realização de dois Kuarups, um em 2003 e outro em 2005, nas aldeias Yawalapiti e Kamayurá.

Kuarup, povos da Luz é o título da exposição fotográfica realizada no Foto Arte Brasília, no Museu do Índio, em 2007.

[nggallery id=20]

, , , , ,

Subscribe

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

No comments yet.

Leave a Reply